segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Escola Segura



No dia 27 de Outubro, depois de almoço, tivemos a visita da GNR, departamento da Escola Segura, na nossa escola.
No total eram três agentes, um senhor e duas senhoras.
Quando eles chegaram, já estavam à espera alguns dos nossos pais, que também foram informados e convidados. E, como seria de esperar, compareceram todos, ou alguém que os substituísse. Entrámos e todos se acomodaram.


Depois de ligado o computador e todos os outros aparelhos informáticos, os agentes da GNR apresentaram-se e explicaram o motivo da sua visita.
Eles estavam ali para nos ensinar regras de segurança e ao mesmo tempo alertar os nossos pais para a necessidade de determinados cuidados a ter quando nos deixam sozinhos.
Todos juntos, vimos um filme e uma agente foi explicando. O filme mostrou-nos algumas regras de segurança em casa, tais como: não abrir a porta a estranhos, não deixar a chave do lado de fora da porta, não dar informações pelo telefone, não mexer em fósforos, armas, facas, medicamentos e tomadas eléctricas.
A seguir aprendemos as regras que devemos cumprir na escola: não devemos falar com estranhos que rodeiem a escola, não aceitar guloseimas ou qualquer outra coisa de estranhos, não deixar que um estranho nos tire fotografias entre outras.


Por último, ensinaram-nos regras de segurança quando estamos a brincar: não subir nos muros, não atirar pedras aos candeeiros, não sair do recinto da escola ou do local próximo de nossa casa, dizer sempre aos nossos pais o local para onde vamos brincar e se possível brincar sempre na presença de um adulto. Foram muitas as coisas que aprendemos. Finalmente tivemos que responder a um questionário que parecia um jogo.
Foi muito fácil dar as respostas porque todos estivemos muito atentos às explicações dos agentes da GNR.
Quanto terminámos o jogo fomos comer um bolo delicioso.
Foi um dia diferente e muito importante porque aprendemos coisas novas e essenciais para a segurança do nosso dia a dia.


Nesta actividade também estiveram os meninos do Jardim-de-Infância, os seus pais, professora e a D. Adelaide.

Ruben 4º ano

1 comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa. São coisas destas que fazem meninos como vós crescer conhecedores dos perigos que todos os dias espreitam às nossas portas.
    continuai a mostrar-nos os vossos trabalhos.
    Ana Maria

    ResponderEliminar