sábado, 2 de junho de 2012

Dia da saúde e do envelhecimento

Este dia celebrou-se no dia sete de abril. Como estávamos de férias de Páscoa só o festejámos no dia 10 do mesmo mês.
Para lembrar os temas “Envelhecimento e Saúde” realizámos uma visita aos idosos do Lar Stª Bárbara de Seixo de Manhoses.
Iniciámos a atividade com a entrega de um arranjo floral acompanhado de um cartão com uma mensagem para os idosos, tendo as flores sido confecionadas pelos alunos da EB1, antecipadamente.
Posteriormente, procedeu-se à leitura de um poema, realizada por dois alunos da EB1. Este poema apelava a uma vida ativa na terceira idade, e a não recear esta fase da vida, pois também pode ser vivida com qualidade.
 Sensibilizava para o fato de ser uma etapa da vida em que ainda há coisas a aprender e, principalmente, a ensinar e a partilhar com os mais novos.

Depois, algumas crianças dramatizaram a canção “Era Uma Velha que morava numa ilha” e ao mesmo tempo outras cantaram com acompanhamento de instrumentos musicais.
Seguidamente, cantaram-se e mimaram-se várias canções, para alegrar o ambiente, as quais os idosos foram acompanhando com entusiasmo. Depois foi a vez de uma das utentes do Lar mostrar o seu contentamento cantando algumas canções populares, sendo que, todos os participantes foram envolvidos, gerando-se um momento muito agradável para todos.
Finalmente e para terminar da melhor forma, à semelhança de outras vezes, podemos saborear um farto e saboroso lanche preparado pelas funcionárias da instituição, que também se juntaram a nós, para comemorar de uma forma mais intensa este dia.
Foi uma tarde diferente, tanto para crianças como para os idosos.
É de salientar a emoção e envolvimento da maioria dos utentes que aceitaram de uma forma positiva as atividades desenvolvidas, principalmente, ao acompanharem as crianças a cantar.
Quisemos que fosse um dia um pouco mais animado quebrando a rotina do seu dia a dia e fosse vivido em pleno na companhia dos mais novos, em alguns casos, netos destes idosos que com muita alegria e emoção os receberam.

1 comentário: