terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Cantar dos Réis


Dia seis de Janeiro festeja-se por todo o lado o dia de Réis.
Na nossa escola não foi diferente.
No dia cinco, durante a tarde, contornámos, recortámos e decorámos as tradicionais coroas para no dia seguinte percorrermos as ruas da nossa aldeia com elas na cabeça. Ficaram muito bonitas, vamos ficar uns verdadeiros réis.
Enquanto fazíamos este trabalho íamos cantando a canção para não fazermos "má figura", como dizia a professora.
No dia seguinte, dia seis, logo pela manhã, junta-mo-nos aos meninos do Pré-escolar e em primeiro lugar fomos cantar ao Lar dos idosos.
Os velhinhos gostaram muito e uma idosa enquanto a D. Fernanda foi buscar umas guloseimas para nos dar, ensinou-nos uma canção que se cantava no seu tempo.
Com as guloseimas chegaram umas bolachas e sumo que nós saboreámos e nos deram um pouco mais de energia.
Somos sempre muito bem recebidos nesta casa e os seus utentes são muito bem dispostos e sociáveis.

Nesse mesmo dia, recebemos o convite para, na próxima Terça-feira, irmos acompanhar os idosos na visualização da projecção sobre as actividades que decorreram nesta instituição.
É claro que aceitámos de bom agrado pois também vamos ser alguns dos protagonistas.
Daqui fomos cantar e tocar os réis a casa de todos nós, nossos familiares, outras em que houvesse gente e aos cafés e supermercados.
Depois de tantos dias de chuva o sol visitou-nos nesse dia e por isso muita gente não se encontrava, tinham ido à azeitona.
Todas as pessoas nos deram alguma coisa mas o mais importante é que gostaram da nossa canção e nós diverti-mo-nos muito, embora no final nos sentíssemos um pouco cansados.



A tradição de cantar os Réis é muito divertida e achamos que não se deve perder assim como todas as outras.

Texto: Alunos e professora da EB1 de Seixo de Manhoses.

1 comentário:

  1. Muito Bem. É bom saber que a escola da minha aldeia não deixa morrer as tradições.
    Sempre que possível e, se o pouco tempo que me resta me deixar, estarei atenta a todas as actividades desenvolvidas por todos vós. Acreditem que fico com imensa saudade e com muita pena de não vos poder acompanhar. Foi muito bom o tempo que passei na vossa companhia.
    beijinhos carinhosos... Joana

    ResponderEliminar