segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dia do Idoso

Começou um novo ano escolar e com ele vamos retomar as publicações no nosso blogue.
Depois das férias, meio atribuladas com a incerteza do encerramento ou não da nossa escola, foi com alegria que regressámos ao nosso cantinho.
Este ano somos mais dois alunos do que no ano anterior.
Frequentam o primeiro ano, cinco alunos, dois alunos o segundo ano, dois o terceiro ano e três alunos o quarto ano.



As duas primeiras semanas serviram para matar saudades dos colegas e das professoras, para dar as boas vindas aos mais novos e, principalmente, para relembrar as matérias estudadas nos anos anteriores.
No dia um de Outubro, à semelhança do ano passado, celebrámos o Dia do Idoso. Nos dias antecedentes, nós e os crianças do pré-escolar ensaiámos algumas canções e um bonito poema. As professoras fizeram um crachá para oferecer aos idosos. Durante a tarde do dia um animámos os vinte e dois utentes do lar de Sta Bárbara, na nossa aldeia. Começámos por colocar os crachás no peito de cada utente, o que os deixou bem alegres e coloridos.
Uma menina de quarto ano, leu um poema e todos cantámos as canções que tínhamos preparado. Uma idosa, a quem carinhosamente chamam de "Papoilinha", presenteou-nos com a canção do "Apita o comboio",  nós formámos um comboio humano e percorremos os corredores da instituição muito animados mas um pouco desordenados, o que deixou a nossa professora aborrecida.
Mas tudo passou quando nós e os idosos, e desta vez com muita ordem, começámos a fazer um painel de Outono, usando a técnica da digitinta. Nós gostámos muito, mas achamos que os idosos gostaram ainda mais pois, com toda a certeza, nunca tinham feito tal coisa: sujar os dedos com tinta e pintar!
No final da actividade fomos surpreendidos com um farto e saboroso lanche preparado pelas trabalhadoras desta instituição. Estava tudo muito bom e todos comemos até fartar.
Regressámos à escola, reflectimos sobre o desenvolvimento da actividade e fizemos a auto-avaliação. Todos percebemos que nós seremos os idosos de amanhã e que eles nos merecem todo o respeito e carinho do mundo.

DIA DO IDOSO

Hoje é o dia do idoso.
Por isso não posso deixar passar
Sem pedir a todos os jovens
Para os seus velhinhos respeitarem.

Mesmo que por força maior
Tenham de ir para o lar,
Pelo menos uma vez por semana
Peço-vos que os vão visitar.

Este pedido que vos faço
E me deveis obedecer,
Lembrai-vos que hoje sois jovens
Amanhã, idosos ides ser.

Mesmo que sejas emigrante
E estejas longe dos vossos pais,
Com um pequeno telefonema
Os vossos velhinhos alegrais.

Eu seria muito feliz
E teria gosto de viver
se ainda tivesse os meus pais
para companhia me fazerem.

Jaime Afonso – Alturas do Barroso – Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário