quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dia da Não Violência e da Paz

No dia 30 de Janeiro comemora-se o dia da “Não Violência e da Paz”.
Na EB1 e no Jardim de Infância de Seixo de Manhoses este dia foi vivido com muita intensidade.
Logo de manhã, no Jardim-de-infância foram reunidas as crianças dos dois estabelecimentos de ensino.
Aqui, deu-se início à atividade com o visionamento de imagens no computador, que tinham uma canção integrada. Esta sensibilizava as crianças para o problema da violência e apelava à paz.
Após a interiorização e memorização da letra da canção, esta foi explorada oralmente e dramatizada através da mímica e gestos simples.
Posteriormente, fez-se a exploração oral do tema, estabelecendo-se um diálogo entre todos, alertando para os diferentes tipos de violência que existem à nossa volta dando mais importância aos que as crianças podem vir a sofrer no futuro, mesmo na escola com colegas mais velhos.
Depois de feita a exploração oral, e para consolidação e avaliação do tema tratado, pediu-se às crianças que dessem a sua opinião sobre: “Como combater a violência e contribuir para a paz?”. Cada uma foi participando ordeiramente.
Após o registo das suas opiniões, propôs-se às crianças a elaboração de um painel com as contribuições de cada um.
Assim, elaborou-se um painel, aplicando as técnicas de pintura, recorte e colagem.
No período da tarde, na EB1, ainda tivemos tempo para elaborar uma mensagem de paz (pombinha símbolo da paz) que cada um levou para casa. É importante que as crianças transmitam em casa e mesmo na comunidade em geral, os conhecimentos adquiridos nestes dias.
Por fim, um elemento do Centro de Saúde ainda realizou o jogo “ Regras de bom comportamento”, com as crianças.
Todas as crianças se envolveram e colaboraram com entusiasmo e empenho na atividade.
Tendo em conta a crise de valores que se faz sentir nos nossos dias, com esta atividade, conseguimos que o Dia Mundial da Paz e da Não Violência fosse lembrado, fosse um dia diferente e divertido em que as crianças tomaram consciência da importância de alguns valores de cidadania e civismo, como o respeito pelo próximo.
Tentámos ainda incutir nas crianças o dever e a necessidade urgente de todos contribuirmos para a paz.
Os nossos objetivos foram atingidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário