sábado, 5 de novembro de 2011

Dia do Idoso

Após alguns preparativos que foram feitos antecipadamente, em colaboração com a dirigente do Lar Stª Bárbara organizámos um conjunto de atividades para desenvolver com as crianças e os idosos.
Iniciámos envolvendo os idosos numa atividade de expressão plástica, em que estes pintaram algumas “folhinhas de Outono” utilizando a técnica de carimbagem de folhas em cartolina, recortadas previamente pelas crianças, na escola.
Enquanto as folhas secaram, numa tentativa de animar os idosos, as crianças cantaram algumas canções como: “Cai a chuva”, “Quando chega o Outono”, A vaquinha”, “Sou cowboy e capataz”, “O comboio mistério”, “A Galinha Patareca”, “O Senhor D. Gato”, “ Óh…Susana!”, das quais, os idosos gostaram muito e se envolveram marcando o ritmo com palmas. Depois foi a vez de uma utente do lar mostrar o seu contentamento cantando algumas canções populares, nas quais todos os participantes se envolveram, gerando-se um momento muito agradável para todos.

Posteriormente, os idosos colaram as folhas pintadas e já secas numa cesta recortada em cartolina, onde colámos alguns frutos juntamente com um conjunto de palavras de carinho e solidariedade, alusivas a este dia, formando uma composição muito harmoniosa, que foi colada num placard na parede.
Finalmente e para terminar da melhor forma, à semelhança de outras vezes, podemos saborear um farto e saboroso lanche preparado pelas funcionárias da instituição, que também se juntaram a nós, para comemorar de uma forma mais intensa este dia.
Foi uma tarde diferente, tanto para crianças como para os idosos.

Envolvimento da Comunidade Educativa e outras:
Tanto alunos como idosos participaram na atividade com interesse e empenho. Todos se envolveram ultrapassando a diferença de idades, proporcionando-se um são convívio.

Aspetos Positivos da Atividade:
- É de salientar a emoção e envolvimento da maioria dos utentes que acompanharam e participaram de uma forma positiva em todas as atividades desenvolvidas, principalmente na atividade de expressão plástica e acompanharem as crianças a cantar.
Com esta atividade pretendíamos que este dia fosse um dia diferente para os utentes do Lar Stª Bárbara de Seixo de Manhoses. Quisemos que fosse um dia um pouco mais animado quebrando a rotina e a monotonia do seu dia-a-dia e fosse vivido em pleno na companhia dos mais novos, em alguns casos, netos destes idosos que com muita alegria e emoção os receberam.

Aspetos Negativos da Atividade:
Não há aspetos negativos a registar.

Sem comentários:

Enviar um comentário