quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dia Mundial da Poupança


 No dia 31 de Outubro as crianças da EB1 de Seixo de Manhoses deslocaram-se para ao Jardim de Infância a fim de, em conjunto, realizarem mais uma atividade delineada no Plano Anual de Atividades das duas escolas.
Depois de reunidas as crianças deu-se início à atividade com o visionamento de um vídeo no computador, que elucidava para os “malabarismos “ que uma família tinha que fazer todos os meses para pagar as contas e conseguir juntar algum dinheiro.
 Posteriormente fez-se a exploração oral do vídeo, momento em que as crianças foram esclarecidas para o significado de consumo e poupança, estabelecendo a diferença entre bens essenciais e supérfluos, assim como, o que poderão fazer e evitar comprar para ajudar os pais a poupar.
 Após a exploração oral, e para consolidação do tema tratado, propôs-se às crianças a elaboração de uma árvore, através do método de estampagem com folhas de árvore e tintas de várias cores. Numa tentativa de consciencializar para a necessidade de poupar, nesta árvore foram colocadas notas (Euros) simbólicas, e escrita a frase “O dinheiro não nasce nem cresce nas árvores.”
 Para melhor sensibilizar as crianças para a crise que se faz sentir, ainda elaboramos um “porquinho mealheiro”, com material de desperdício (garrafas de água, rolhas de cortiça, …), para levarem para casa.
Todas as crianças se envolveram e colaboraram com entusiasmo e empenho na atividade.
Tentamos que ficassem a conhecer, para poderem divulgar, alguns truques que ajudam a economizar, como por exemplo comprar produtos de marca branca entre outros.
 Foi também abordada a necessidade de poupar água e energia elétrica, para benefício do Planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário