sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dia Internacional da Tolerância

No dia 16 de Novembro, comemora-se o dia internacional da Tolerância. Como cada vez mais se nota que se estão a perder certos valores, importantes para uma convivência sã, resolvemos trabalhar este tema com os alunos da nossa escola, escola do primeiro ciclo e jardim de infância de Seixo de Manhoses.
Após uma breve sensibilização ao tema, que se fez separadamente ao longo de toda a semana e que serviu de motivação para a posterior exploração, foram reunidas as crianças do Jardim-de-infância com as da EB1, neste estabelecimento. Aqui, deu-se início à atividade com o visionamento de um vídeo (O Patinho Feio) no computador, que sensibilizava as crianças para a discriminação sofrida por este personagem, só pelo facto de ser diferente.
Posteriormente, fez-se a exploração oral do vídeo, estabelecendo-se um diálogo entre todos, dando-se especial relevância à sensibilização para a aceitação e integração de todos aqueles que são diferentes.
As crianças ainda tiveram a oportunidade de ver uma série de imagens, no computador, muito elucidativas sobre o que é a tolerância, concluindo-se que é a aceitação da diversidade de opinião social, étnica, religiosa ou cultural.
Frisou-se, ainda, que é o que nos permite escutar e aceitar os outros, valorizando e respeitando as diferentes formas de entender e viver a vida.
Posteriormente, cada aluno foi respondendo à pergunta “O que é ser tolerante?” e as respostas foram escritas no quadro.

Depois de feita a exploração oral, e para consolidação do tema tratado, propôs-se às crianças a elaboração de um trabalho onde transparecesse a ideia de que todos somos diferentes, mas todos iguais.
Assim, elaboraram-se dois painéis, através de diferentes técnicas, sendo um, com base da estampagem das mãos de cada criança com tintas de diferentes cores, e outro, através do recorte e colagem de imagens de crianças de mãos dadas à volta da imagem do planeta terra.
Todas as crianças se envolveram e colaboraram com entusiasmo e empenho na atividade.
Conseguimos que o Dia Internacional da Tolerância fosse lembrado e também incutimos nas crianças a ideia de que todos os dias devemos ser tolerantes, pois, todos os dias vivemos momentos e situações em que somos tolerantes, mesmo quando não nos damos conta, mas, por vezes, temos que ser, ainda, um bocadinho mais. Diz-se que a tolerância é "fácil de aplaudir", "difícil de praticar" e "muito difícil de explicar", mas não é impossível. Por isso, vamos ser tolerantes todos os dias e praticar a máxima: “ Sê tolerante, vive e deixa viver”.

Além destes painéis, os alunos do primeiro ciclo elaboraram alguns trabalhos escritos individualmente.

ACRÓSTICOS

Ser Tolerante é:

Dialogar
Não Impor a nossa vontade
Aceitar as diferenças


Dar valor à paz
Aceitar mesmo sem concordar


Ter tempo para os outros
Ouvir a todos sem interromper
Louvar e valorizar todas as opiniões
Encaminhar e orientar
Respeitar os outros nas suas diferenças
Aceitar a liberdade como um bem
Não descriminar as outras raças
Criticar pelo lado bom
Não Impor a sua opinião
Aceitar e perdoar

Sem comentários:

Enviar um comentário